O NIZAN FALOU – Vocês estão destruindo o valor do negócio de vocês!


Preço vs Valor – A comoditização do ensino superior no Brasil.
Nos dias 5, 6 e 7 de maio aconteceu em Florianópolis o XIV CBESP – Congresso Brasileiro de Educação Superior Privada. Este evento é o mais relevante do setor, nele estão presentes os mantenedores das IES – Instituições de Ensino Superior privadas, gestores e acionistas dos grupos educacionais de capital aberto, Ministro de Educação e representantes do MEC, membros do Conselho Nacional de Educação e os representantes das entidades que representam o setor.
A palestra de abertura foi feita pelo publicitário Nizan Guanaes, que com sua eloquência e oratória espetaculares pôs o “Bode na Sala”: “Vocês estão destruindo o valor do negócio de vocês. Só vejo comunicações de vocês falando de preço”. A reação foi de concordância, todos se entre olhando tentando encontrar o culpado.
Ou seja, transformamos o ensino superior na modalidade a distância em commodities e mais, em commodities que estão na mão de poucos. Trinta e oito IES são detentoras, segundo o Censo da Educação Superior de 2020, de 2,6 milhões de matrículas de um total de 2,95 milhões, 88%, muita concentração.
De 2.153 IES privadas, estão fora dessa arena mais de 1.700 IES que nem podem operar na modalidade a distância.
Mas, vamos deixar de diagnósticos e partir para ação!
Primeira coisa a fazer, ter um produto acadêmico diferente, com metodologia ativa,que entregue valor, estimule e desafie o estudante. Focado no desenvolvimento de competências significativas e que use a tecnologia dominante, mobile.
Segunda, vamos trazer para o jogo as marcas locais, com história e significado, marcas que falam aos corações das pessoas, com personalidade, acolhimento, relacionamento e compromisso local. As pessoas valorizam aqueles que sempre estiveram ao seu lado. Essas marcas têm valor, e o que tem valor vale mais.
Terceiro, busque parceiros que te ajudem. Não há mais espaço para aventuras solitárias, faça parte de uma rede, divida suas angustias, necessidades, custos e claro resultados, a gente é mais forte junto.
E aí amigo, vai ficar parado vendo as commodities passarem? Vem pra LIGA!
-
Diana Carvalho 28/06/2022
Os benefícios da Educação Baseada em Competências no Ensino Superior
-
Diana Carvalho 14/06/2022
A sala de aula invertida e a mudança na lógica tradicional das aulas
-
Karina Lisboa 13/06/2022
Os desafios do professor frente ao multiletramento digital
-
Eduardo Harpern 02/06/2022
Desafios da aprendizagem no ead
