Você sabia que o letramento digital pode diferenciar a sua IES no mercado?

Você sabia que o letramento digital pode diferenciar a sua IES no mercado?

Atualmente, muitos adolescentes estão acostumados a lidar com as ferramentas tecnológicas. Da mesma maneira, os jovens alunos ingressantes no Ensino Superior não precisam de manuais de instrução para lidar com o mundo digital.

Mas, e quando o aluno não vem preparado para tanta tecnologia?

É para isso que existe o letramento digital, onde é desenvolvida a capacidade de leitura e escrita em telas de celulares, tablets e computadores para aprimorar o uso de recursos tecnológicos do aluno. Em resumo, o letramento digital é um conjunto de competências que possibilitam que uma pessoa consiga entender e utilizar informações geradas pela internet.

Nos últimos tempos, devido a pandemia, o mundo tecnológico ganhou mais força dentro das salas de aula. Afinal, se não fossem as tecnologias, diversos cursos, a princípio presenciais, teriam sido interrompidos. A chegada de um ensino híbrido deixou muitos alunos tensos com o aprendizado, e, por esse motivo o letramento digital tem sido de grande importância, preparando o indivíduo para a modernidade e preparando-o para se comportar de forma adequada na internet.

Alguns recursos que podem ser aplicados no letramento digital:

1 – Conteúdos digitais: Optar por este tipo de conteúdo é uma forma certeira de capturar o interesse das novas gerações de alunos

2 – Gamificação: Através dela, conseguimos tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, dinâmico e lúdico.

3 – Metodologias ativas: Através delas, o estudante abandona o posto de receptor passivo de conteúdo para trabalhar ativamente na compreensão de cada disciplina.   

No desenvolvimento dessa competência, a LIGA traz o aplicativo que revoluciona a maneira de ensinar, promovendo a autonomia do aluno de adequar-se a tecnologia e aprender de onde ele quiser. Promovendo uma metodologia mais ativa, atraindo a atenção e o engajamento dos seus estudantes.

voltar